Em 2025, toda equipe de marketing precisa de uma estratégia robusta de mídias sociais para alcançar seus clientes onde eles estão.
E todo profissional de marketing deve considerar a IA para turbinar essa estratégia.
Se você está preocupado que a IA vai arruinar suas plataformas sociais e transformar seu conteúdo em uma massa homogênea, pense novamente: nosso recente relatório de Tendências de Mídias Sociais de 2025 descobriu que 72% dos profissionais de marketing afirmam que seu conteúdo social criado com IA tem um desempenho melhor do que o conteúdo criado sem IA.
Agora que esclarecemos isso, vamos explorar os principais benefícios da IA para sua presença social e como incorporar a IA em todos os aspectos da sua estratégia, de acordo com dados de mais de 1.100 profissionais globais de marketing de mídia social. Além disso, continue lendo para dicas da equipe de Social do HubSpot.
Ir para:
- Benefícios da IA na sua estratégia social
- Ferramentas de IA para sua estratégia de mídias sociais
- Como implementar uma estratégia de IA para mídias sociais
Qual é o papel da IA na estratégia de marketing social?
Talvez uma pergunta melhor seja — qual não é um bom papel para a IA em sua estratégia social?
A IA pode ajudar em todos os aspectos da sua estratégia — e todos os membros da sua equipe social — economizando tempo, criando mais conteúdo, reutilizando conteúdo existente e rastreando quais postagens e vídeos ressoam mais com seu público.
E é excelente para criar legendas curtas e incisivas quando você está sem inspiração.
Aqui estão alguns outros benefícios:
Benefícios da IA na estratégia de mídia social
1. IA para Conduzir Pesquisa de Clientes
A IA tornou mais fácil do que nunca para os profissionais de marketing transformarem conversas de mídias sociais em insights acionáveis.
Por exemplo, se você deseja entender melhor seu público, analisar tweets é um ótimo ponto de partida.
Ferramentas como TweetDownload.net ou PhantomBuster permitem que você baixe tweets com base em palavras-chave, hashtags ou perfis específicos.
Depois de reunir os dados, você pode carregá-los em uma ferramenta de IA generativa e pedir para identificar temas comuns, tendências de sentimento ou pontos de dor recorrentes do cliente.
A análise por IA pode ajudar você a detectar padrões mais rapidamente — como quais tópicos ressoam melhor com seu público ou como sua marca está se posicionando em relação aos concorrentes.
Para casos de uso mais avançados, ferramentas de escuta social como Brandwatch ou Talkwalker usam IA para automatizar tudo, desde a detecção de tendências até o desenvolvimento de personas.
O objetivo final? Menos adivinhações, mais clareza — e uma compreensão mais profunda do que seus clientes realmente desejam nas redes sociais.
2. IA para Criar Conteúdo para Mídias Sociais
Em nossa pesquisa de Tendências de Mídias Sociais, perguntamos a mais de 1.100 profissionais de marketing de mídias sociais qual conteúdo de mídia social eles usam IA generativa para criar.
As três principais respostas incluíram:
- Vídeos curtos (55%)
- Imagens (53%)
- Postagens de texto (45%)
Discutiremos ferramentas específicas que você pode usar mais adiante, mas você pode alavancar a IA para qualquer parte do processo de criação — desde brainstorming de ideias de postagens, escrevendo cópias específicas de plataforma, criando roteiros de vídeos curtos ou ajudando a gerar visuais através de ferramentas de criação de imagens por IA como Midjourney ou ferramentas de criação de vídeos por IA como HeyGen.
Como a Gerente Sênior de Mídias Sociais do HubSpot, Emily Kearns, me disse: “A IA se tornou uma ferramenta inestimável para a criação de conteúdo no espaço social. Ela nos permite ser mais eficientes e pensar em ângulos que poderíamos ter perdido. A usamos em todas as etapas do nosso processo, do briefing ao brainstorming e da execução à revisão.”
Kearns acrescenta: “A IA nos permite não apenas criar conteúdo mais rapidamente e em maior volume, mas também nos possibilita entender, antes de postar, como nosso texto pode ressoar com diferentes públicos.”
Há também ferramentas de IA integradas na maioria das plataformas sociais — como a ferramenta de geração de legendas do LinkedIn, que permite clicar em “Reescrever com IA” para transformar textos sem graça em conteúdo mais envolvente.
3. IA para Melhorar a Personalização
Você conhece aquela sensação quando uma marca realmente te entende?
A IA torna isso possível através de conteúdo direcionado que é adaptado em um nível de personalização que você pensaria ser previsão se os dados não pintassem uma imagem mais clara e racional.
O que quero dizer?
As marcas podem se engajar mais rapidamente com IA do que nunca. Nos anos 2000, muitas marcas gastavam milhões de dólares para criar salas de escuta de mídias sociais onde contratavam gerentes de mídias sociais para encontrar e interagir com qualquer conversa acontecendo online.
Graças à IA, as marcas agora têm a capacidade de fazer isso em escala com muito menos pessoas, mantendo a qualidade do engajamento com o destinatário.
4. IA para Análise e Insights
Alavancar a IA para análises permite garantir que seus insights sejam precisos e acionáveis — e poupa horas de entrada manual de dados, uso de VLOOKUPs ou triagem de dados qualitativos como comentários e avaliações.
Como Erin McCool, Gerente de Marketing do HubSpot para Relatórios de Marca e Social, coloca: “A IA se tornou uma grande economia de tempo para as partes tediosas da análise. Se estou presa em algo como uma fórmula de Planilhas, posso explicar o que preciso em termos simples e encontrar uma solução rápida… o que me dá mais tempo para focar nos insights reais.”
Por exemplo, digamos que você queira entender melhor qual conteúdo de marca tem o melhor desempenho no LinkedIn.
Para começar, vá para suas Configurações do LinkedIn, selecione “Privacidade de Dados”, depois vá para “Obter uma cópia dos seus dados” e marque “Artigos”. A partir daí, faça o download do CSV.
Agora você pode carregar o CSV para um chatbot de IA de sua escolha e solicitar com um pedido como: “Analise este arquivo para me mostrar quais tópicos, formatos de postagem e palavras-chave obtêm mais engajamento (curtidas, comentários, compartilhamentos). Além disso, me dê recomendações sobre como melhorar com base nessas tendências.”
Sem IA, esse tipo de insight normalmente levaria horas para ser entendido.
Claro, há uma ressalva aqui — a IA deve ser seu ponto de partida com a análise de dados, não sua linha de chegada. Como McCool me disse, “A IA pode identificar tendências rapidamente, mas sempre a vejo como um primeiro passo, não o último. É muito importante entrar no hábito de validar quaisquer pontos de dados ou tendências que a IA apresente, especialmente antes de confiar nela para relatórios ou tomada de decisões.”
5. IA para Melhor Experiência do Cliente
Quer suporte 24/7 para seus clientes?
Agora é possível sem intervenção humana.
Chatbots alimentados por IA estão transformando como as marcas interagem no Facebook e outras plataformas da Meta, oferecendo suporte instantâneo e contínuo através de mensagens diretas.
Treinando esses bots com seus dados históricos de clientes e consultas comuns, você pode oferecer respostas mais inteligentes e rápidas — a qualquer momento que seus clientes precisem de ajuda. Pense nisso como uma equipe de atendimento ao cliente que nunca se desliga.
6. IA para Publicidade em Mídias Sociais
A maioria das redes de publicidade usou alguma variação de IA para gerenciar seu sistema de lances por anos.
Agora, graças à IA e sua capacidade de ser incorporada em mais ferramentas, as marcas agora podem usar IA para criar campanhas publicitárias melhores e mais interessantes do que nunca.
As marcas podem:
- Usar IA para criar imagens usando ferramentas como Midjourney e DALL-E
- Alavancar IA para criar melhor conteúdo para seus anúncios de mídia social
- Usar ferramentas de IA para apoiar suas estratégias de lances
O poder da IA e das mídias sociais está evoluindo diariamente e não é encontrado exclusivamente no lado orgânico da moeda. A mídia paga em redes sociais está sendo impactada pela IA tanto quanto.
Ferramentas de IA para sua estratégia de mídias sociais
Quando perguntados quais ferramentas de IA generativa os profissionais de marketing de mídia social estão usando para criar conteúdo social, as três principais respostas foram:
- Ferramentas de IA Visuais (e.g. DALL-E, MidJourney, etc.) — 53%
- Chatbots de IA (e.g. ChatGPT, Claude, etc.) — 51%
- Assistentes de IA (e.g. Microsoft Co-Pilot, Google Duet) — 49%
Vamos explorar algumas ferramentas mais específicas que você pode usar para sua estratégia social agora.
1. Ferramenta de Geração de Postagens Sociais Limão Marketing
Enquanto pode parecer tendencioso colocar nossa própria ferramenta social no topo desta lista, há boas razões para mencionar a nova ferramenta de geração de postagens sociais do Limão Marketing — algo que nossa própria equipe social usa.
Se você é cliente da Limão Marketing, ficará feliz em saber que a ferramenta de geração de postagens sociais está integrada diretamente na plataforma de Marketing da Limão Marketing, permitindo aos usuários criar e publicar conteúdo diretamente no LinkedIn, Facebook, Instagram e Twitter, enquanto aproveita os dados do seu CRM. A integração permite personalizar melhor suas postagens sociais para segmentos específicos de clientes, possibilita um rastreamento de ROI mais preciso nessas postagens sociais e aumenta as oportunidades para você usar as redes sociais como uma plataforma de geração de leads.
Casos de uso:
- Cria postagens sociais diretamente do conteúdo do blog com um clique
- Gera postagens com base em prompts personalizados ou resumindo conteúdo de blog
- Personaliza mensagens para diferentes plataformas sociais
- Sugere horários de postagem ideais com base em padrões de engajamento do público
Custo: Disponível em fase beta como parte do Limão Marketing; vem com sua conta do Hub de Marketing (R$ 20/usuário para o plano inicial; R$ 890 para uma conta Pro com três usuários)
O que eu gosto: O que torna essa ferramenta tão valiosa é como ela se integra perfeitamente ao seu fluxo de trabalho Limão Marketing existente. Se você já está criando conteúdo na Limão Marketing, pode promovê-lo em canais sociais com apenas alguns cliques — sem necessidade de alternar entre plataformas ou copiar e colar. A capacidade de gerar versões personalizadas para cada plataforma economiza muito tempo enquanto garante que seu conteúdo tenha um bom desempenho onde quer que seja postado.
2. Lately IA
Lately AI é uma plataforma de automação de conteúdo que utiliza IA para analisar seu conteúdo de melhor desempenho e, em seguida, reutiliza esse conteúdo (incluindo postagens de blog, vídeos, podcasts e mais) em postagens de mídias sociais que combinam com a voz da sua marca.
Casos de uso:
- Gera automaticamente postagens sociais a partir de conteúdo longo
- Analisa seu conteúdo de melhor desempenho para criar postagens semelhantes
- Personaliza o conteúdo para diferentes segmentos de audiência
Custo: A partir de R$ 49/mês para indivíduos; R$ 199/mês para a versão Pro
O que eu gosto: Sua equipe de marketing já está criando toneladas de conteúdo excepcional em diferentes formatos — por que não usá-lo para melhorar sua estratégia social? Usar Lately AI economiza horas de criação manual de postagens sociais com base em sua última postagem de blog ou episódio de podcast. Além disso, a ferramenta aprende o que funciona melhor ao longo do tempo, então o engajamento provavelmente aumentará quanto mais você usar o Lately AI.
3. Hootsuite OwlyWriter IA
OwlyWriter AI é uma ferramenta de geração de conteúdo integrada da Hootsuite que ajuda gerentes de mídias sociais a criar conteúdo específico para cada plataforma. A ferramenta compreende os requisitos únicos de cada rede social e gera cópias otimizadas que correspondem tanto aos seus objetivos quanto às melhores práticas da plataforma.
Casos de uso:
- Cria variações de postagens específicas para plataforma a partir de um único prompt
- Otimiza o conteúdo para diferentes redes sociais
- Sugere hashtags e melhores horários de postagem
Custo: Disponível a partir dos planos Profissionais da Hootsuite (R$ 99/mês) e superiores
O que eu gosto: A integração com a plataforma de agendamento da Hootsuite faz dela uma solução completa. Adoro como o OwlyWriter entende as nuances entre plataformas — o que funciona no LinkedIn pode fracassar no Twitter, e essa ferramenta entende isso!
4. Assistente de IA da Sprout Social
O Assistente de IA da Sprout Social é integrado diretamente em sua plataforma de gestão de mídias sociais abrangente, oferecendo insights inteligentes e capacidades de criação de conteúdo. A ferramenta analisa seus dados históricos de desempenho para fornecer recomendações estratégicas e gerar conteúdo que se alinha com o que já está funcionando para sua marca.
Casos de uso:
- Fornece recomendações de conteúdo baseadas em dados
- Resume métricas de desempenho social
- Sugere templates de respostas para gestão de comunidade
Custo: Parte dos planos da Sprout Social (a partir de R$ 249/mês)
O que eu gosto: A IA não apenas cria conteúdo — ela ajuda você a entender por que seu conteúdo tem o desempenho que tem. Os insights vão além das métricas básicas para fornecer estratégias acionáveis para melhorias.
5. ChatGPT Pro
O ChatGPT Pro se destaca em tarefas de linguagem natural, incluindo criação de conteúdo para mídias sociais. Com sua habilidade de entender o contexto, combinar o tom e gerar ideias criativas, ele serve como um parceiro de escrita útil para profissionais de mídia social que gerenciam várias contas e tipos de conteúdo.
Casos de uso:
- Cria ideias criativas para campanhas
- Redige cópias sociais em diferentes vozes de marca
- Cria templates de respostas personalizadas para atendimento ao cliente
Custo: R$ 20/mês para usuários individuais
O que eu gosto: Posso usá-lo para tudo, desde bloqueio do escritor até o desenvolvimento de estratégias abrangentes de campanha. Além disso, o recurso Custom GPTs permite que você crie assistentes especializados adaptados à sua voz social, mensagens e objetivos.
6. Canva IA
O Canva IA aprimora a popular plataforma de design com recursos inteligentes especificamente para criação de conteúdo social. Desde gerar automaticamente templates de design até criar visuais personalizados a partir de prompts de texto, o Canva IA agiliza o processo de produção de conteúdo visual enquanto mantém a consistência da marca.
Casos de uso:
- Gera templates e gráficos para mídias sociais
- Redimensiona conteúdo automaticamente para diferentes plataformas
- Cria postagens animadas e conteúdo de vídeo curto
Custo: Versão básica gratuita; Plano Pro a R$ 12,99/mês
O que eu gosto: O Canva já era meu recurso favorito para gráficos sociais, mas seus recursos de IA levaram a outro nível. O recurso Magic Resize economiza horas de trabalho ao adaptar conteúdo para várias plataformas, e a geração de imagens a partir de texto ajuda a visualizar conceitos instantaneamente.
7. Brandwatch Consumer Intelligence IA
O Brandwatch combina IA sofisticada com capacidades abrangentes de escuta social para ajudar marcas a entender o sentimento do consumidor e prever tendências emergentes. A plataforma analisa milhões de conversas em plataformas sociais para identificar oportunidades de conteúdo oportuno e relevante que se alinhe com os interesses atuais do público.
Casos de uso:
- Identifica tendências emergentes em seu setor
- Analisa o sentimento em torno da sua marca e dos concorrentes
- Prevê oportunidades de conteúdo viral potencial
Custo: Preço personalizado para empresas (geralmente a partir de R$ 3.000+/mês)
O que eu gosto: Embora seja definitivamente um investimento, as capacidades preditivas do Brandwatch são incríveis para se manter à frente das tendências. A IA pode identificar padrões no comportamento do consumidor antes que se tornem populares, dando a você uma vantagem de primeiro-movimento com sua estratégia de conteúdo.
Lembre-se, as melhores ferramentas de IA complementam sua criatividade em vez de substituí-la. Descobri que usar essas ferramentas para os aspectos intensivos em dados ou repetitivos da gestão de mídias sociais libera tempo para focar na construção autêntica de comunidade e no pensamento estratégico — os elementos humanos que realmente impulsionam o sucesso nas mídias sociais.
Como implementar IA na sua estratégia de mídias sociais
Pronto para começar sua revolução de mídias sociais alimentada por IA?
Não apenas clique em “Publicar” e espere pelo melhor. Lembre-se da importância de construir uma estratégia primeiro. Então continue lendo, arregaçe as mangas e siga este roteiro.
1. Identifique seus objetivos de IA e mídia social.
Se você está apenas começando a explorar o mar da IA, comece definindo objetivos claros.
É para aumentar o engajamento? Simplificar sua criação de conteúdo? Ou simplesmente entender melhor seu público? É importante que você passe um tempo entendendo o que deseja alcançar.
Por exemplo, diga que você está tentando aumentar sua presença no LinkedIn. A especificidade desse objetivo ajudará você a entender as iniciativas que deseja atingir e determinar quais ferramentas de IA podem ajudar você a fazer isso acontecer.
Depois de identificar seus objetivos, é hora de conseguir a adesão do seu time e avaliar quais ferramentas estão disponíveis no mercado.
2. Não espere que a IA resolva tudo — e foque em bons prompts.
Assumir coisas pode ser perigoso — especialmente quando se trata de implementar novas tecnologias.
Não assuma que a IA vai resolver todos os seus problemas.
Em vez disso, comece com pequenos experimentos e acompanhe seu progresso com cuidado.
Além disso, a escolha certa de prompts é fundamental.
Como Kearns me disse: “A chave para obter um ótimo resultado da IA para a criação de conteúdo social é criar seus prompts estrategicamente. É fundamental definir o contexto, definir o público, delinear canais e fornecer o máximo de detalhes sobre sua estratégia criativa e tom de voz quanto possível.”
3. Realize pesquisas de persona e de público-alvo.
Mídias sociais não é algo que você pode simplesmente entrar de cabeça.
Você precisa entender seu público e seus clientes ideais. A IA pode ajudar com isso, mas você vai precisar estar familiarizado com as melhores práticas. Não sabe por onde começar? Eu sugeriria ler nosso post sobre Pesquisa de Mercado.
Depois de entender o básico, considere formas pelas quais a IA pode aprimorar sua abordagem.
4. Selecione os canais sociais certos.
Nem todos os canais de mídia social são iguais.
É importante que você entenda qual canal é o certo para você e o abrace.
O modo como você usa IA para o X será diferente do modo como você usa IA para o Instagram. No X, você pode usar IA para ajudar a desenvolver um fio longo cheio de fatos e cifras. No Instagram, no entanto, você pode usar IA para transformar um post de blog em um post em carrossel leve e divertido.
Os públicos são diferentes.
Os formatos de conteúdo são diferentes.
Portanto, opere e crie um plano de acordo.
5. Identifique métricas-chave e KPIs.
Que métricas você está tentando influenciar mais?
Passe um tempo entendendo as métricas de mídias sociais que são importantes para seu negócio e certifique-se de que elas sejam priorizadas ao pensar nas formas em que você quer usar IA.
Estas são algumas que importam mais:
- Alcance: O alcance das postagens indica o número de usuários únicos que visualizaram sua postagem. O quanto do seu conteúdo realmente chega aos feeds dos usuários?
- Cliques: Refere-se ao número de cliques no seu conteúdo ou conta. Monitorar cliques por campanha é crucial para compreender o que desperta curiosidade ou motiva pessoas a fazer uma compra.
- Engajamento: O total de interações sociais dividido pelo número de impressões. Esta métrica revela quão eficazmente seu público percebe você e sua disposição em interagir.
Claro, isso vai depender muito do seu negócio.
Mas com esta informação, você pode garantir que sua estratégia de mídias sociais com IA esteja enraizada em objetivos.
6. Avalie e refine sua estratégia de mídias sociais e IA.
A IA não é um passe de mágica; é um conjunto de ferramentas e tecnologia complexas.
Você precisa estar disposto a pivotar à medida que as coisas se concretizam.
Se notar que uma certa atividade está fracassando, considere como a IA pode apoiar esse processo.
Notou que seu engajamento não está onde você gostaria? Considere usar uma ferramenta de IA para ajudar a criar postagens de mídias sociais mais envolventes.
Faça a IA trabalhar para você — agora e no futuro
A IA tem o poder de revolucionar sua estratégia de mídias sociais de maneiras que você talvez nunca tenha pensado ser possível. Com sua capacidade de conduzir pesquisas de clientes, criar conteúdo personalizado e muito mais, pensar sobre o futuro das mídias sociais é fascinante.
Estamos passando por um dos momentos mais interessantes da história.
Mantenha-se equipado para surfar a onda de IA e garanta que está adotando as melhores práticas para tirar o máximo proveito da tecnologia.
Nota do editor: Este post foi originalmente publicado em abril de 2024 e foi atualizado para maior abrangência.
Você pode acessar o texto original clicando aqui.